HISTORY

Florianópolis traz consigo já  em seus primeiros habitantes, desde  da epoca  pré-colombiana.
A mais antiga prova esistente da presença humana,  ao  chamado homem  Sambaqui, que foram encontrados provas da  sua esistencia ja  desde de  4800 aC
Os fatos que chegaram a essa conclusao, foram as descorbertas constatados,  relacionadas aos muitos desenhos, pinturas e incisoes nas rochas, encontradas na ilha.

Já no início do século XVI,  da Bacia Prata, assim chamada na epoca, as embarcaçoes ultilizavam a ilha, como local de fornecimento de alimentos e água.
Até no século XVIII, com a invasao, restaram um pouco mais, que uma pequena aldeia, em 1720 era composto de apenas 27 casas, como demonstrado por um documento da época.

A grande transformaçao histórico veio em 1738, quando o território Catarinense se torna  Capitaneria  do estado de Santa Catarina, separando-se da cidade de São Paulo e da ilha, devido à sua posição estratégica de vanguarda nos dominios  Portuguêses no sul do Brasil, é transformada em um presidio  militar e fortificada, sob a supervisão do governador José da Silva, que deu inicio a construção da Casa do Governo, a Catedral, o local da primeira igreja, e quatro fortes para defender a cidade.
A partir de 1748 começam a chegar na ilha um grande número de imigrantes dos Açores, um incentivados em  chegar ao Brasil pela Coroa Portuguêsa, par a aliviar a superlotação das ilhas e  popularizar  as  colônias da América do Sul.
Em 1777, a ilha foi capturado pelos espanhóis e depois ser devolvida  à coroa Portuguêsa  no ano seguinte.

Com a chegada de novos trabalhadores, próspera a agricultura e  a fabricação de algodão e linho, dos quais  permanecem ainda até hoje  traças  em alguns produtos  típicos artegianais, e desenvolveram o trabalho da elaboraçao  da  gordura de baleia, em nome da Coroa.
E 'no século XIX, que foi elevada à categoria da cidade, tornando-se a capital da província de Santa Catarina, em 1823, dando início a um período de prosperidade, graças ao investimento de recursos federais. Ele projetou a expansão do porto e a construção de inúmeras obras públicas.
Em 1845, o imperador Pedro II , se embarcou para visitar a ilha, e  admirado pela beleza natural, permaneceu  por mais de um mês.

Era o início do século XX,  que a cidade passou por profundas transformações. Foi construído a rede de energia, o abastecimento de água, canais de esgotos e da ponte Hercílio Luz, para se conectar com o continente. Além disso, foi anexada a um continente município, que anteriormente pertencia  à vizinha  São José.
Em 1960 foi criado a  Universidade de Santa Catarina, que reuniu instituições e faculdades esistentes isolados no territorio. Em 1969, assumiu o nome atual da Universidade Federal de Santa Catarina. Localizado no bairro da Trindade, e è ainda  uma das melhores do país.
Desde entao, uma  grande  continuaçao do desenvolvimento, levou Florianópolis Internacional aos nossos dias de hoje.

Uma das grandes capitais do futuro.
Caracteristicas para um turismo de alta qualidade e alto padrão de vida, é agora um centro de desenvolvimento tecnológico a nível internacional, graças às sinergias no desenvolvimento de projetos conjuntos, implementados com os gigantes globais da  tecnologia.
Florianópolis com  uma população de 430.000 habitantes, a maioria dos quais, são descendentes de colonizadores europeus, especialmente o Português dos Açores  e depois os alemães e italianos (que chegaram no século XIX).

Durante o período de verão (dezembro-fevereiro), a população triplica, graças à chegada de turistas de todo o mundo.

Possui a maior renda na capital  de  todo o Brasil, com o  maior indice de alfabetizados, bem como  ser a cidade com o menor indice de delinquencia do Brasil.
A ponte Hercílio Luz, que liga Florianópolis ao continente desde 1926, tornou-se o símbolo indiscutível da ilha, com a sua  elegancia  inconfundível,  abre a porta  da Ilha de la Magia.

 O turismo tem crescido significativamente ao longo dos últimos 10 anos, com aumento do número de visitantes, a partir das principais cidades brasileiras, como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, e no resto da América do Sul, especialmente da Argentina, graças a vôos diários diretos, com partença da Buenos Aires.

Da alguns anos,  ainda em aumento, atrazendo turistas dos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Turismo de qualidade e, principalmente, de alto nível, o que torna a cidade, cada dia, mais e mais conhecida e renovada em todo o mundo.  

 


PHOTOGALLERY